Foto: VNL / Divulgação
O levantador Fernando Cachopa é um dos destaques brasileiros no torneio

A seleção brasileira masculina de vôlei enfrenta a Polônia neste sábado (2), às 8h (horário de Brasília), pela semifinal da Liga das Nações (VNL). O confronto vale vaga na decisão do torneio, que tem sua fase final disputada em Ningbo, na China.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Brasil garantiu presença entre os quatro melhores após vencer a China por 3 sets a 1 nas quartas de final, na quarta-feira (30). O oposto Alan foi o principal destaque da partida, com 26 pontos. A China, embora tenha sido a penúltima colocada na fase classificatória entre as 18 seleções participantes, avançou por ser o país-sede da etapa final.
A Polônia, adversária da semifinal, chegou à fase decisiva após eliminar o Japão. Já a outra semifinal, entre Eslovênia e Itália, será disputada às 8h do sábado. Os eslovenos passaram pela França, enquanto os italianos venceram Cuba nas quartas de final.
Na fase classificatória, o Brasil teve a melhor campanha geral: venceu 11 dos 12 jogos, sendo derrotado apenas por Cuba. O time comandado por Bernardinho, inclusive, superou todos os outros semifinalistas na primeira fase do torneio: venceu a Polônia por 3 a 1, a Eslovênia por 3 a 0 e a Itália por 3 a 2.
Campeã da VNL em 2021, a seleção brasileira busca seu segundo título na história da competição. Em caso de vitória sobre a Polônia, volta à quadra no domingo (3), às 8h, para disputar a final. Se perder, joga no mesmo dia, às 4h, na disputa pelo terceiro lugar.
O jogo será transmitido pelos canais Sportv.
Semifinais – Sábado (2)
8h: Brasil x Polônia
8h: Eslovênia x Itália
Finais - Domingo (3)
4h: Disputa do 3º lugar
8h: Final
*Horários de Brasília